25 maio 5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre a Quiropraxia
Você precisa saber!
A Quiropraxia é uma profissão de nível superior, reconhecida e incentivada pela organização mundial de saúde (OMS) que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, problemas na coluna vertebral, articulações, músculos, tendões, nervos e o impacto delas sobre o sistema nervoso e a saúde em geral.
As atividades comuns do dia a dia, os movimentos repetitivos e posturas viciosas podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento ou movimento normal. Isso é chamado de disfunção articular ou complexo de subluxação vertebral. Com o tempo, estas alterações podem afetar as vértebras, músculos e a função do nervo que passa entre as vértebras, além de poder levar a alterações degenerativas como a osteoartrose, por exemplo.
A quiropraxia tem se mostrado uma forte aliada no combate a diversos tipos de dores, porem é uma profissão relativamente nova e pouco conhecida. Por isso resolvemos fazer este post com 5 coisas que você precisa saber sobre a quiropraxia.
1 – A Quiropraxia alivia muito a dor
Alguns estudos descobriram que a quiropraxia pode reduzir a dor de forma ainda mais eficaz do que os medicamentos. Um estudo em 2012 descobriu que a manipulação da coluna era mais eficaz do que a medicação para dor cervical aguda. Um outro estudo, em 2013, descobriu que não apenas os pacientes com dor no pescoço apresentavam melhora mais rápida com os tratamentos quiropráticos, mas também que pagavam menos pelo tratamento geral.
2 – A Quiropraxia trata a causa da dor, não os sintomas
A quiropraxia não pode curar tudo. Em muitos casos, no entanto, pode reverter a causa de algumas das suas dores. Se o seu pescoço está desalinhado, tomar um analgésico irá tratar os sintomas, mas um quiropraxista irá tratar a causa da dor. Eles trabalham visando o sistema nervoso do corpo. Este sistema controla tudo, desde respostas reflexivas como respirar. Como os nervos correm pela coluna e irradiam através do corpo, os quiropraxistas acreditam que a saúde da coluna é tudo.
3 – Trate sua dor sem medicamentos
Pacientes com dor tendem a ser muito familiarizados com analgésicos, tanto com prescrição quanto sem prescrição médica, mas os ajustes quiropráticos podem proporcionar alívio da dor sem medicamentos. É uma ótima opção para qualquer pessoa interessada em reduzir o uso de medicamentos. Quiropraxistas utilizam esta abordagem livre de drogas, uma vez que tratam todo o corpo como um sistema holístico, concentrando-se menos nos sintomas e mais em manter o corpo saudável.
4 – A quiropraxia complementa outros tratamentos da dor
Cuidar de um paciente com dor crônica geralmente significa utilizar uma variedade de diferentes terapias, como bloqueios nervosos, medicamentos orais ou estimulação elétrica nervosa transcutânea. Como a quiropraxia não utiliza medicamentos, ela pode ser usada em conjunto com quase qualquer outra terapia.
5 – O tratamento é feito para você
Quiropraxistas têm muitas técnicas e ferramentas diferentes à sua disposição. Se você tiver problemas de mobilidade ou dor no corpo, informe seu quiropraxista. Ele encontrará uma maneira de contornar o problema. Isso pode ser feito por tabelas que são modificadas para formas ou tamanhos específicos do corpo, ou ferramentas que podem suavizar os ajustes quiropráticos.