13 set Postura no trabalho
Certamente, durante as jornadas de trabalho você já se pegou de frente para a tela do seu computador com a postura incorreta, não é mesmo?
Saiba que esse hábito, por mais que seja inconsciente, pode impactar diretamente para a saúde de sua coluna, gerando até mesmo afastamentos no trabalho.
Só em 2017, o Ministério do Trabalho registrou cerca de 12.073, número que representa cerca de 6,13% de um total 196.754 afastamentos por ano. A dor nas costas só perde para as dores e fraturas nos punhos, mãos e pernas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% dos brasileiros sofre com algum problema de dores nas costas e outros 36% têm dores crônicas nas costas.
Dia a dia no ambiente profissional
As causas mais comuns, além da postura durante o dia a dia no trabalho, estão relacionadas com o tipo de função. Caso o profissional trabalhe carregando muito peso ou movendo objetos pesados, a estrutura da coluna pode sofrer desgastes, principalmente entre os discos intervertebrais, desencadeando quadros como hérnia de disco ou lombalgias.
Outro problema bastante recorrente é repetir movimentos que exijam um maior esforço da coluna. Abaixar e levantar-se a todo momento, “forçando” a estrutura também pode ser prejudicial.
Ficar sentado o dia inteiro em uma cadeira, com a postura incorreta também interfere na saúde de sua coluna, visto que a mesma está em uma mesma posição inativa por horas e horas, algo que impacta, inclusive, a anatomia. Casos como cifose ou cervicalgia são recorrentes em profissionais que passam muito tempo com a postura incorreta.
Estilos de vida também influenciam na predisposição para desenvolver tais incômodos, visto que a idade e o sobrepeso são agentes desencadeadores de problemas nas costas.
Dicas para evitar dores na coluna no trabalho
- Preste atenção na sua postura: se policie quanto a postura incorreta. Para facilitar, opte sempre por uma cadeira com boa estrutura e ajuste o assento para que fique em uma altura confortável, onde a mesa possa ser vista e as solas dos pés toquem o chão. Além disso, lembre-se de retirar celulares e outros utensílios dos bolsos de trás para que o volume destes objetos não afete a posição da região sacral e lombar;
- Movimente-se: mesmo que o ambiente profissional seja algo formal, saiba dosar as horas sentado, saia para caminhar ou simplesmente ir ao banheiro, isso evita sobrecargas e a inatividade da coluna causa por estarmos muitas horas sentados;
- Pratique exercícios: mesmo que seja leve, opte por praticar atividades físicas como uma caminhada ou corrida. Manter-se ativo fortalece os músculos da coluna e evita o desenvolvimento de problemas nas costas.
Caso você esteja com estes problemas, dores recorrentes nas costas, uma boa opção é consultar-se diariamente com o quiropraxista, visto que o profissional mantém a saúde da sua coluna em dia, harmonizando possíveis desordens causadas por desgastes do dia a dia.