13 abr Quiropraxia na gravidez
A gravidez é um período em que o corpo da mulher passa por diversas alterações, tanto emocionais, quanto hormonais. Nesta fase, as futuras mamães também sofrem com problemas nas articulações, especialmente com incômodos das costas por conta do peso da barriga e da postura inadequada, especialmente após os três meses de gestação.
Outra região em que é afetada pelas mudanças na gravidez, é a espinha dorsal, visto que ocorre também o ganho de peso da mulher, pressionando as estruturas da coluna vertebral e até mesmo, desgastando-as. Nestes casos, a Quiropraxia pode ser uma saída efetiva para eliminar estes incômodos proporcionados pela gravidez, visto que a técnica não faz o uso de drogas que possam gerar complicações para mãe e bebê.
Quais os impactos da Quiropraxia na gravidez?
Os ajustes proporcionados pela Quiropraxia na gravidez vão além da diminuição das dores na coluna, visto que a estrutura é a base do corpo e quando as vértebras e nervos intervertebrais estão em harmonia, todo o corpo é beneficiado.
Durante a gravidez, ocorre a mudança no centro de gravidade por conta do crescimento da barriga, por isso, que dores ocorrem na região da coluna, tensionando os nervos da região lombar. A parte cervical também é afetada por conta do aumento dos seios, levando a má postura e um peso no qual a mulher não está acostumada a suportar, nestes casos, a Quiropraxia atua na conscientização da reeducação postural para evitar tais problemas.
Além do mais, Quiropraxia também diminui os enjoos da gravidez, visto que o corpo em harmonia sofre menos com sintomas que estão além do sistema musculoesquelético. Outro ponto onde a técnica se mostra efetiva é durante o parto, facilitando o posicionamento do bebê na barriga da mãe e aumentando as chances do parto normal.
Quantas sessões podem ser feitas?
Sessões de Quiropraxia na gravidez devem ser realizadas de acordo com o plano traçado pelo quiropraxista. Normalmente, duas vezes por semana já trarão resultados positivos. Todavia, conforme o desenvolvimento da barriga da mulher, a periodicidade vai diminuindo, chegando a uma vez por mês.
Existem contraindicações?
Mulheres que têm frouxidão ligamentar ou desenvolveram osteoporose antes de engravidarem não são indicadas a se submeterem as sessões de Quiropraxia na gravidez. Contudo, também cabe uma avaliação do quiropraxista para alertar os riscos da técnica nestas situações.